Receita Federal lança programa de estímulo à conformidade tributária e aduaneira

O novo programa Receita Sintonia, da Receita Federal, instituído pela Portaria RFB n° 511, vai avaliar e classificar empresas conforme seu grau de regularidade fiscal e dará acesso a benefícios. As empresas receberão notas e e selos, a partir dos quais terão acesso a benefícios como prioridade na análise de restituições e participação no procedimento de consensualidade fiscal. O projeto piloto foi lançado no último dia 24.

O objetivo do programa é incentivar o contribuinte a adotar boas práticas e regularidade no cumprimento das obrigações tributárias por meio de tratamento diferenciado aqueles que se classificarem bem nos critérios de conformidade estabelecidos pela Receita Federal.

O projeto será implementado no decorrer do ano. Em princípio, a previsão de divulgação será de empresas da categoria “A+” e “A” até junho, “B” em agosto, “C” em outubro e, por último, a categoria “D” em dezembro.

A empresa que aderir ao Receita Sintonia poderá consultar suas notas e o detalhamento mensal no portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Para classificação, os contribuintes necessitam entregar as declarações dentro do prazo e corretas e na consistência de informações de regularidade de pagamento dos tributos. A nota mensal será calculada como uma média ponderada da avaliação dos últimos três anos.

Vitória Raizaro | Advogada de Di Ciero Advogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.