Presidente Lula sanciona lei que zera PIS/Cofins de Companhias Aéreas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva isentou as companhias aéreas do pagamento da PIS/Cofins até o final de 2026. A informação foi divulgada nas redes sociais do presidente na manhã desta segunda-feira (12). Ele justifica que a medida é um estímulo ao setor para a redução do preço das passagens aéreas.

A lei sancionada por Lula vem do artigo 2° da Medida Provisória nº 1147/2022, que desde o início de 2023 zerou as alíquotas de PIS e Cofins sobre receitas do transporte regular de passageiros. O texto foi aprovado pelo Senado Federal em maio e, desde então, aguardava aval presidencial.

De acordo com a ABEAR Associação Brasileira das Empresas Aéreas, que advoga pelo movimento de desoneração do setor aéreo, a medida é uma forma de minimizar as perdas dos últimos anos. Dados da associação dão conta de que os prejuízos acumulados das empresas aéreas brasileiras foram de R$46,39 bilhões até 2022.

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.