Injuria Racial: O que determina a nova lei

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quarta-feira (11) a Lei n. 14.532/23, aprovada em dezembro de 2022 pelo Congresso Nacional e que equipara o crime de injúria racial ao de racismo e amplia as penas.

O crime de injúria racial, previsto no artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal, é a ofensa a alguém, um indivíduo, em razão da raça, cor, etnia ou origem. O crime de racismo é quando uma discriminação atinge toda uma coletividade ao, por exemplo, impedir que uma pessoa negra assuma uma função, emprego ou entre em um estabelecimento por causa da cor da pele.

A pena para o crime de injúria racial, que antes era de 1 a 3 anos de reclusão, passa a ser de 2 a 5 anos de reclusão

Se o crime for cometido por duas ou mais pessoas, a pena poderá ser dobrada

Se o crime for cometido no contexto de atividades esportivas, religiosa, artísticas ou culturais, o(s) autor(es) ficam proibidos de frequentar o local por 3 anos

A nova legislação se alinha ao entendimento do STF que, em outubro de 2022, equiparou a injúria racial ao racismo, tornando a injúria, assim como o racismo, crime inafiançável e imprescritível.

Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.