A gestão de pousos e decolagens em um aeroporto é uma operação extremamente complexa e qualquer ocorrência fora do previsto causa impactos em série.

Foi o que aconteceu no último domingo (9), quando um avião de pequeno porte teve um pneu estourado durante o pouso no Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do país. Por causa do incidente, o aeroporto ficou fechado por 8 horas e 320 voos comerciais foram cancelados. Outros voos em todo o Brasil foram cancelados pelos efeitos em cascata e os saguões dos terminais ficaram lotados de passageiros sem conseguirem embarcar.

As condições da pista do Aeroportos de Fernando de Noronha também foram motivo para a decisão da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil de proibir a operação de aviões com motores a reação (turbojatos) no aeródromo a partir desta quarta-feira (12).

Veja os deveres que as empresas têm a cumprir, de acordo com a Resolução 400 da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil , quando algo que paralisa as operações aéreas acontece, mesmo não tendo sido responsabilidade da companhia aérea.

 

1. O QUE AS COMPANHIAS AÉREAS DEVEM INFORMAR AO PASSAGEIRO

As empresas devem informar os motivos do atraso, cancelamento, interrupção do serviço ou preterição (overbooking). Em caso de atraso, devem informar a nova previsão de partida do voo e atualizar as informações a cada 30 minutos.

 

2. O QUE AS COMPANHIAS AÉREAS DEVEM OFERECER COMO ALTERNATIVA

As aéreas devem oferecer opção de reacomodação, reembolso e possibilidade de execução do serviço por outra modalidade de transporte. A escolha deverá ser do passageiro quando o atraso for por mais de 4 horas e quando houver cancelamento do voo, interrupção do serviço, overbooking e perda do voo subsequente por culpa do transportador.

 

3. O QUE AS COMPANHIAS AÉREAS DEVEM OFERECER COMO ASSISTÊNCIA MATERIAL

Em caso de atraso superior a 1 hora, as empresas devem facilitar a comunicação para o passageiro. Em atrasos superiores a 2 horas, devem garantir alimentação por meio de fornecimento de refeição ou voucher individual. Para atrasos superiores a 4 horas, devem oferecer serviço de hospedagem, em caso de pernoite, e translado ida e volta.

 

Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.