Congresso aprova acordo sobre serviços aéreos entre Brasil e Portugal

O acordo sobre serviços aéreos entre Brasil e Portugal, assinado em Lisboa, em julho de 2021, e aprovado por Câmara dos Deputados e Senado Federal, tem base na chamada “política de céus abertos”, em que as duas nações flexibilizam as regras para voos comerciais entre ambos.

O acordo confere às empresas aéreas dos países direitos de liberdade tarifária e flexibilidade operacional para utilizar aeronaves, próprias ou arrendadas. Também garante liberdade na definição do número e do trajeto de voos semanais, e o direito de sobrevoar o território da outra parte sem aterrissar.

Além disso, determina que as licenças, os certificados de competência (da tripulação) e os certificados de aeronavegabilidade (que atesta as condições do avião para voo) emitidos em um país serão reconhecidos no outro. O texto, que tem ao todo 26 artigos, regulamenta outros pontos, como a revogação de autorização de companhias aéreas.

Atualmente, Portugal é um dos principais destinos de brasileiros no exterior. Segundo autoridades portuguesas, 927,8 mil de turistas brasileiros visitaram o país em 2022. E de acordo com informações da Embratur, 149,7 mil turistas portugueses desembarcaram no Brasil no ano passado.

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.