Caso XP: vazamento de dados, demora na comunicação e reparação de danos

Os clientes da XP Investimentos, na data de ontem, dia 24/04/2025, foram comunicados da ocorrência de incidente de segurança com vazamento de dados pessoais como nomes, números de conta bancária, saldos e limites de crédito. A empresa informou que nenhuma operação financeira foi realizada e garantiu a segurança dos recursos, não tendo sido vazados os dados de senha, assinatura eletrônica, biometria, CPF e identidade.

Diante do ocorrido, para evitar fraudes, a empresa pede que seus clientes desconfiem de ligações telefônicas em nome da XP e não façam qualquer ação no aplicativo sob orientação em contato telefônico. Identificado o incidente de segurança, como previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018), no artigo 48, o controlador tem o dever de comunicar aos titulares e à ANPD a ocorrência de incidentes que possam causar riscos ou danos relevantes aos titulares.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi notificada do incidente logo após a identificação, mas houve uma demora na comunicação dos possíveis consumidores afetados, visto que o vazamento foi identificado no final do mês passado e os clientes apenas receberam a comunicação agora. Conforme o Art. 6º e o Art. 9º da Resolução CD/ANPD nº 15, de 24 de abril de 2024 que Aprova o Regulamento de Comunicação de Incidente de Segurança, a comunicação à ANPD e aos titulares deve ser realizada no prazo de 3 (três) dias úteis. A demora na comunicação dos clientes afetados pode levar a aplicação de sanções administrativas por parte da ANPD, por descumprimento da LGPD, e a ações judiciais individuais e coletivas para reparação de dano.

Na Política de Segurança Cibernética do Grupo XP além da previsão de todos os controles para a proteção do ambiente, por meio de um gerenciamento efetivo no monitoramento, tratamento e na resposta aos incidentes, com o intuito de minimizar o risco de falhas e a administração segura de redes de comunicações, há um guia completo de melhores práticas de Segurança da Informação, que pode ser acessado através do link https://lp.xpi.com.br/seguranca-xp.

Caso os clientes do Grupo fiquem com qualquer dúvida foi divulgado um canal de atendimento através do acesso ao link Atendimento XP | Tire suas dúvidas.

Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.