Adiada a volta da exigência de visto para cidadãos de EUA, Austrália e Canadá

A exigência de visto de entrada no Brasil para cidadãos do Canadá, Austrália e Estados Unidos, prevista para entrar em vigor hoje (10), foi adiada para o dia 10 de abril. Um decreto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou a mudança, segundo o governo, para evitar que a implementação coincidisse com a alta temporada. O prazo inicial para a volta da cobrança do documento era 1 de outubro de 2023, mas foi prorrogado para 10 de janeiro de 2024 e agora, prorrogado novamente.

Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro editou decreto para liberar a exigência de vistos de turistas para cidadãos dos três países e também do Japão, mas sem reciprocidade, ou seja, turistas brasileiros continuaram tendo que obter visto para entrar nos EUA, Austrália e Canadá.

O princípio da reciprocidade na diplomacia – dar a estrangeiros a mesma vantagem que eles dão a cidadãos brasileiros – em relação aos vistos não é uma regra, mas costuma ser uma tradição em diversos países e era seguida pelo Brasil. A abertura para o fim na reciprocidade nos vistos foi trazida pela nova Lei de Migração (Lei 13.445/2017), sancionada no governo do Presidente Michel Temer.

No início do ano passado, representantes diplomáticos de Austrália, Canadá, EUA e Japão foram chamados para uma negociação em relação a isenção recíproca de vistos e um acordo foi fechado com o governo japonês. Desta forma, cidadãos japoneses continuarão isentos de vistos de curta duração por pelo menos mais três anos, em virtude da assinatura de um acordo bilateral sobre o tema, que entrou em vigor em 30 de setembro de 2023. O mesmo não ocorreu com os outros países, que alegaram impossibilidade diante de suas legislações locais.

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.