Incidentes de segurança relacionados ao PIX devem ser comunicados aos clientes pelas instituições financeiras

O Banco Central do Brasil (BCB), nesta última terça-feira, dia 26 de setembro de 2023, fez publicar a Resolução BCB n° 342, alterando o regulamento anexo à Resolução BCB nº 1, de 12 de agosto de 2020, que disciplina o funcionamento do arranjo de pagamentos PIX e a Resolução BCB nº 177, de 22 de dezembro de 2021, que aprovou o Manual de Penalidades do PIX.

Com a inclusão do inciso VIII ao artigo 32 do regulamento, as instituições financeiras terão o dever de comunicar aos próprios clientes, titulares de dados pessoais, a ocorrência de incidente de segurança com a chave PIX, independentemente de terem sido responsáveis pelo vazamento.

Além disso, o BCB será mais severo com a aplicação das penalidades e passando a considerar, como fator de ponderação para cálculo de multa, a repercussão e o percentual do total de chaves PIX potencialmente comprometidas no incidente de segurança em relação ao total de chaves PIX registradas no DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais).

Com a norma, o BCB visa mitigar os riscos de vazamento de dados relacionados à chave PIX, esperando que as instituições financeiras se empenhem na proteção de seus sistemas e invistam em mecanismos de segurança.

Para mais informações sobre a norma, acesse
https://lnkd.in/gfqVB8Jr

Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.