Aeroportos certificados por programa global de gerenciamento de carbono

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (Airports Council International – Latin America and Caribbean – ACI LAC) anunciou que o programa global de certificação de gerenciamento de carbono ACI Airport Carbon Accreditation (ACA) atingiu a marca de 500 aeroportos certificados em todo o mundo. Na América Latina e no Caribe são 71 aeroportos certificados, entre eles, 8 estão no Brasil.

O ACA é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos e cumpre o papel fundamental de impulsionar a indústria aeroportuária em seu processo de descarbonização.

O programa tem seis níveis de certificação:

1. Mapeamento: controle da pegada de carbono;
2. Redução: gestão de carbono a uma pegada reduzida;
3. Otimização: envolvimento de terceiros na pegada de carbono;
4. Neutralidade carbônica: emissões diretas por compensação;
5. Transformação: operações aeroportuárias e de seus parceiros de negócios para alcançar reduções absolutas de emissões;
6. Transição da compensação de emissões residuais com compensações confiáveis.

Lançado em 2009, na Assembleia Anual da ACI EUROPE, o programa busca avaliar e reconhecer os esforços dos aeroportos em todo o mundo para alcançar a meta de gerir e reduzir suas emissões de carbono. Desta forma, a indústria aeronáutica segue se modernizando para zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, conforme compromisso setorial da aviação.

Vitória Raizaro | Advogada de Di Ciero Advogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.