Presidente do Senado devolve MP que alterou Marco Civil da Internet

O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (Democratas-RO), devolveu ao Planalto a Medida Provisória 1068/2021, que alterava o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), sob o argumento de que a MP traz dispositivos que atingem o processo eleitoral e afetam o uso das redes sociais, dificultando a remoção de publicações ou a suspensão de contas.

Também nessa segunda-feira a Ministra do STF, Rosa Weber, atendendo ao pedido de liminar de partidos políticos e da Ordem dos Advogados do Brasil, suspendeu a eficácia da MP 1068/2021 sob o argumento de que não cumpre os requisitos legais de urgência.

A Medida Provisória 1068/2021 havia sido publicada no Diário Oficial no dia 06/09/2021. Por meio de rede social, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) manifestou à época que a medida objetivava “maior clareza quanto a ‘políticas, procedimentos, medidas e instrumentos’ utilizados pelos provedores de redes sociais para cancelamento ou suspensão de conteúdos e contas” e ainda disse que é para combater “a remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores”.

A MP vinha sofrendo críticas por limitar a remoção de conteúdo, contas e perfis das redes sociais ao exigir que houvesse “justa causa e motivação”, bem quando o STF investiga, através do inquérito (INQ) 4781, a existência de notícias fraudulentas, denunciações caluniosas e ameaças contra a Corte, seus ministros e familiares. Outro ponto criticado foi sua inconstitucionalidade, uma vez que a matéria não poderia ser tratada por medida provisória (artigo 62 da Constituição da República).

Leia aqui a íntegra do texto da Medida Provisória 1.068.

Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados

Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.